Câmara presta homenagem ao advogado Dr. Silvio Lázaro Caruso

Câmara presta homenagem ao advogado Dr. Silvio Lázaro Caruso


09 de Novembro de 2021 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 22/ 2021


    DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “Silvio Lazaro Caruso ” A UM BEM PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


    RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, CEILA MAIRA SANCHES, GEFFERSON LUIS DE SOUSA ROSA, ADENILSON LUIS SERON, CÁSSIO ELMO GONÇALVES GALLO e FÁBIO MARCELO PIÃO, Vereadores da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresentam ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.

    PROJETO DE LEI

    
Art. 1º Fica dada a denominação de “Silvio Lazaro Caruso ” a um bem público da cidade de José Bonifácio.

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.
    
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, “RICIERI RODANTE”, 05 de novembro de 2021.                                                          

PROJETO DE LEI Nº. 22 / 2021



    DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “Silvio Lazaro Caruso ” A UM BEM PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


J U S T I F I C A T I V A


Nobres Vereadores:-


    Silvio Lazaro Caruso nasceu no dia 8 de agosto de 1942, na cidade de José Bonifácio pertencendo a uma família tradicional da cidade. É filho dos saudosos Felipe Caruso e Olinda Paschoal Caruzi, onde compunha com 11 irmãos.
    Seguindo o caminho de pecuarista como seu pai, deu continuidade no ramo e também entrou para politica herdando esta paixão. Casou-se no ano de 1965, com Antónia Ferreira Guimarães, desta união nasceram dois filhos: Sylvia Marcia Caruso e Willy Renato Caruso, e tendo dois netos: José Felipe Caruso Bastos e Sylvia Maria de Oliveira Caruso.
    Já no ano de 1967 ingressou na politica. E começou a estudar o curso de contabilidade na escola de comercio Fundação de Ensino “Oswaldo Bertazoni”.
    No ano de 1968, concorreu a uma cadeira no legislativo, sendo eleito vereador, tomando posse no ano de 1969 até 1972. Durante a sua gestão como vereador, ele fundou em 1970 a empresa representante de fertilizantes agrícolas e sementes em geral – BENZENEX, com sede no comercio local.   
    Já no ano de 1972, concorreu a reeleição para vereador, sendo reeleito para o mandato de  1973 a 1976. Durante sua segunda legislatura, ele começou a Faculdade de direito RIOPRETENSE em 1974, formando-se como Advogado em 1978.
    Após começar exercer sua profissão como advogado, foi nomeado pelo Juiz da infância e Juventude como comissário de menor, onde exerceu esta função por 10 anos, e também a função de Conselho de Segurança do Transito. Também presidio a Associação Rural, e os partidos políticos na época como PMDB e o PDT.
    Em 1992 ele concorre a vereador novamente e é eleito para sua terceira legislatura, tomando posse em 1993 a 1996.
    Já no ano 1996, colocou seu nome para disputa do cargo de vice-prefeito, para a gestão de 1997 a 2000, onde ele concorreu e não foi é eleito.
    Continuando sua trajetória politica, sempre buscando a melhoria e o bem estar de todos, onde sempre teve um enorme carinho e amor por sua cidade. Em  2000 foi convidado novamente para o cargo de vice-prefeito, pelo então saudoso e muito querido o amigo Luiz Fachini Sobrinho, que naquele ano se candidataria para concorrer o cargo de prefeito de José Bonifácio. Ambos concorreram e ganharam as eleições para o pleito de 2001 até 2004.
    Tomando posse em janeiro de 2001 ficando até junho de 2003.
    Teve em sua bagagem assumindo como prefeito interino por duas ocasiões de 09 de setembro de 2002 a 8 de outubro de 2002 e 1 de abril de 2003 a 30 de abril de 2003.
    Como advogado, vice-prefeito e prefeito interino, sempre procurou ajudar os que mais precisavam e com muita sabedoria quando esteve à frente no poder publico. Sempre buscou resolver os problemas do município da melhor forma e sempre estendendo as mãos aos mais necessitados.
    Exerceu a profissão de Advogado por 27 anos, sempre buscando ajudar os que mais precisavam, e assim ficando conhecido como “Advogado dos Pobres”.
    Após travar uma longa e dura batalha contra o câncer, veio a falecer no dia 9 de maio de 2006, encerrando sua trajetória de sucesso e de muitas realizações, onde  toda sua vida sempre buscou fazer o bem ao próximo, partindo desta terra para junto do pai celestial e deixando ao mesmo tempo um enorme vazio, é também grandes lembranças que já mais serão apagadas que estão gravadas na memória de todos nós, uma pessoa do bem, que sempre procurou fazer o bem, que amava a todos! Fica aqui  nossa eterna gratidão ao nosso querido e amado Dr. Silvio Caruso.