Conselheiros Tutelares de José Bonifácio recebem Moção de Aplauso

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 14/2021

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,

FÁBIO MARCELO PIÃO, FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, CEILA MAIRA SANCHES, GEFFERSON LUIS DE SOUSA ROSA, ADENILSON LUIS SERON, SYLVIA MÁRCIA CARUSO e CÁSSIO ELMO GONÇALVES GALLO, Vereadores que esta subscrevem apresentam a seguinte MOÇÃO DE APLAUSO aos Conselheiros Tutelares de José Bonifácio pelos motivos que seguem:

Considerando o Dia do Conselheiro Tutelar, que é festejado no Brasil em 18 de novembro, a Câmara Municipal de José Bonifácio apresenta esta Moção de Aplauso e congratulações  em reconhecimento ao trabalho dos cinco conselheiros tutelares, sendo eles: Daniel Rodrigues Félix, José Daniel Fachin de Mendonça, Anna Carolina Soares da Silva, Wilma Pereira Leonel e Ana Rosa Santos Felix.

No Brasil, a função de conselheiro tutelar foi criada em julho de 1990 juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No caso representa um órgão permanente e autônomo. Em 2012, a categoria teve os direitos legais reconhecidos e, portanto, precisam receber uma remuneração e formação contínua ao longo da carreira. Os atuais conselheiros tutelares foram eleitos,  por voto direto e livre da sociedade e cujo mandato possui a validade de quatro anos.

Considerando que os conselheiros tutelares atuam como profissionais que demonstram amor e dedicação a todos aqueles que estão sob os seus cuidados, ou seja, crianças e adolescentes, independente de credo, raça ou classe social. Para eles, trata-se de uma função árdua e diretamente ligada ao cotidiano de milhares de crianças e jovens que passam por dramas familiares ou têm os seus direitos violados como, por exemplo, violência , falta de acesso à creche e a escola em geral.

O Conselheiro Tutelar trabalha para garantir o que há de mais nobre no convívio de uma sociedade justa: os direitos de crianças e adolescentes. É de grande valor saber que existem vários profissionais que, mesmo lidando diariamente com situações extremas, não esmorecem. Pelo contrário, se dedicam ainda mais, criando uma verdadeira rede de proteção que transforma e salva vidas, pois não compactuam com nenhum tipo de violência ou abandono.

A vocês, apaixonados por nossa cidade, e que prestam serviços relevantes a toda população principalmente aos jovens e crianças, recebam nossos merecidos aplausos, não só pela competência, mas pela atenção sempre especial aos que estão em situação de vulnerabilidade em nossa comunidade.

Por isso queremos parabenizar a todas esses profissionais dedicados ao seu trabalho no Conselho Tutelar de José Bonifácio.

Por todos os motivos apresentados acima é que apresentamos esta Moção de Aplauso, pedindo a aprovação da mesma pelos nobres edis.

Sala das Sessões RICIERI RODANTE, 11 de novembro de 2021.