Setembro Verde: Apae de José Bonifácio recebe Moção de Aplauso

26 de Setembro de 2022 | Depto. de Comunicação | foto: Lucas Duarte (assessor da Presidência)

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 13 / 2022

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,

FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, CEILA MAIRA SANCHES, GEFFERSON LUIS DE SOUSA ROSA, ADENILSON LUIS SERON, SYLVIA MÁRCIA CARUSO, CÁSSIO ELMO GONÇALVES GALLO e FÁBIO MARCELO PIÃO Vereadores que esta subscrevem apresentam a seguinte MOÇÃO DE APLAUSO, SETEMBRO VERDE - MÊS OFICIAL DA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

O “Setembro Verde” , é um movimento que nasceu na APAE Valinhos em 2015, ganhou adesão da Federação das Apaes do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP e está em todo o estado de São Paulo. Tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido por conta do dia nacional da luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa.

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a LBI - Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), provocando muitos avanços. O texto da Lei se baseou na carência de serviços públicos que atendam a todos, e nas demandas da população. As propostas são uma adaptação da Convenção dos Direitos de Pessoas com Deficiência da ONU para a legislação brasileira, e abrange tanto os direitos básicos, como: moradia e acesso à saúde; direitos de educação; trabalho; informação, entre outros.

Uma das principais mudanças que ocorreram com a LBI foi a nova perspectiva de deficiência, trazendo todos os direitos reunidos na ótica mais moderna que temos atualmente. A deficiência deixa de ser um atributo da pessoa e passa a ser o resultado da falta de acessibilidade que a sociedade e o Estado dão às características de cada um. Ou seja, a LBI veio para mostrar que a deficiência está no meio, não nas pessoas.

Setembro Verde é um movimento que já nasce com a cor da esperança, num mês inteiro de luta pela inclusão social e a APAE de José Bonifácio está realizando ações de conscientização, informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência, durante todo o mês.

A inclusão é uma questão de responsabilidade social. Obstáculos são derivados de barreiras, e é respeitando a nossa trajetória que podemos vivê-la. entender como a nossa caminhada se torna muito mais honesta quando não desviamos dos obstáculos e os encaramos...

Sabemos que não é fácil, porque por vezes, nós somos os nossos próprios obstáculos. mas não podemos nos esquecer que, por traz de todo obstáculo há uma passagem.

Sala das Sessões RICIERI RODANTE, 21 de setembro de 2022.