Unidade do CAPS em José Bonifácio terá o nome de Dr. Anuar Abud Vitar

Unidade do CAPS em José Bonifácio terá o nome de Dr. Anuar Abud Vitar


01 de Dezembro de 2023 | Depto. de Comunicação | foto: Lucas Duarte

PROJETO DE LEI Nº. 30/ 2023

 

 

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “ANUAR ABUD VITAR” À UNIDADE DO CAPS (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO.

 

 

SYLVIA MARCIA CARUSO, Vereadora da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresenta ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.

 

PROJETO DE LEI

 

           

Art. 1º Fica dada a denominação de “ANUAR ABUD VITAR” à unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) a ser construída na cidade de José Bonifácio.

 

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

 

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões, “RICIERI RODANTE”, 22 de novembro de 2023.                                                         

 


PROJETO DE LEI Nº. 30 / 2023

 

 

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “ANUAR ABUD VITAR” À UNIDADE DO CAPS (CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO.

 

 

J U S T I F I C A T I V A

 

 

Nobres Vereadores:-

 

 

ANUAR ABUD VITAR, nasceu em José Bonifácio – SP em 25/07/1933, filho de José Aburd Vitar e de Mathilde Cazem, irmão de Rauf Abud Vitar e José Abud Victar Filho, renomados advogados em José Bonifácio.

 

Muito cedo, Dr. Anuar deixou esta cidade para estudar em outra cidade. Estudou em Poços de Caldas, Campinas e por fim foi para o Rio de Janeiro cursar a faculdade de Medicina.

 

Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, conhecida como faculdade da praia vermelha, no Rio de Janeiro em 1961, Possuía título de especialização em Psiquiatria desde 1974.

 

Mudou-se para a cidade de Catanduva onde se tornou servidor público estadual no Centro de Saúde “Dr. José Perri”, na fundação de Psiquiatria, onde além de atender aos pacientes, realizava perícias médicas para o INSS.

 

Em 19 de novembro de 1964 casou-se com Rosa Maria Ferreira Vitar, vindo a ter dois filhos: Mônica e Achiles.

 

Em Catanduva, além de trabalhar no posto de saúde, também atendia em seu consultório e ministrava aulas como professor responsável das disciplinas de clínica psiquiátrica e psicologia médica na Faculdade de Medicina de Catanduva. Trabalhou no Hospital Padre Albino de Catanduva, bem como no hospital psiquiátrico espírita Mahatma Gandhi. Quando professor na faculdade de medicina de Catanduva teve diversos trabalhos publicados.

 

Participou de congressos, seminários e comissões, dentre os quais:

  • Centro Francês de Informação Permanente de Medicina em 1976
  • Curso de extensão universitária de análise transacional para médicos em 1975
  • Centro de estudos Mira Y Lopes, em 1979
  • Associação de pais e amigos dos excepcionais, em 1969, 1973 e 1977
  • Associação Paulista de Medicina em 1963, 1966 e 1971

 

 

Ainda em Catanduva, elaborava laudos forenses. Em junho de 1992 Dr. Anuar retornou para José Bonifácio, acompanhado de esposa e filhos.

 

Trabalhou no Centro de Neuropsiquiatria José Abud Vitar – Centrinho – onde atendia a população desta cidade, além de Adolfo, Ubarana e Mendonça e também atendia as detentas que estavam presas em José Bonifácio.

 

Em José Bonifácio, Dr. Anuar trabalhou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e trabalhou como voluntário no centro do Amor Fraterno, desde sua fundação com o Padre Mauro.

 

Faleceu em 09 de março de 2012, com 78 anos de idade.

 

Deixou como legado a vontade de ajudar ao próximo, sempre dando aquela palavra tão necessária aos que o buscavam, a sabedoria única, sempre humilde e de encorajamento aos desafios da vida, a qual nos ensinou a honrá-la.