Câmara presta homenagem à senhora Antonieta Geraldo de Matos

Câmara presta homenagem à senhora Antonieta Geraldo de Matos


26 de Abril de 2022 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 08/ 2022

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “Antonieta Geraldo de Matos” A UM BEM PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, Vereadora da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresenta ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.

PROJETO DE LEI

Art. 1º Fica dada a denominação de “Antonieta Geraldo de Matos” a um bem público da cidade de José Bonifácio.

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.
    
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    J U S T I F I C A T I V A
    Nobres Vereadores:-

Antonieta Geraldo de Matos, (Antônia Real), mulher que nasceu em 09 de julho de 1925 na cidade de Matão no interior de São Paulo, era filha de Domingues Geraldo, imigrante italiano, e Amabile Begnossi, brasileira, descendente de italianos. Ainda criança a família veio para José Bonifácio, onde Antonieta viveu quase toda sua vida e conheceu José da Conceição Mattos. Cristãos, se casaram e juntos constituíram uma família que ficou conhecida como Família Real em José Bonifácio.
Antônia Real, a matriarca da família teve doze (12) filhos, sendo eles: José Antônio (conhecido como Guta Real), Ermelinda Aparecida (a Nena), Augusto (o Gustinho), Thereza Dalva, Manoel Domingos (o Pardal), Antônia Amabile, Edna Luiza, Fernando Francisco (o Fernandinho Real), Maria Aparecida (já falecida), Fátima Regina, Eduardo Salazar (o Du da banca) e Rene Otto.  
Mãe, mas também avó muito dedicada e amorosa, faleceu com 85 anos no dia 30 de março de 2011, deixando, além dos 11 filhos vivos, 27 netos que ficavam representados um a um nas fotografias da sala de sua casa. A família continuou crescendo, tendo Antônia Real hoje também 15 bisnetos, que infelizmente a “Vó Tonha” – como era chamada carinhosamente pelos netos - não pode estar aqui para continuar acompanhando com felicidade o nascimento de todos.   
Mulher do lar, sempre viveu com a doçura e a força de uma mulher guerreira, que lutou e cultivou até os últimos dias de sua vida a união da sua família. Para ela, ter a casa cheia, localizada no centro de José Bonifácio, na Avenida Nove de Julho - no mesmo quarteirão onde funcionou os negócios da família, o Real Bar e o Real Mercado - era a realização de que sua trajetória havia dado bons frutos. Pessoa de coração enorme, tinha o maior prazer em sentar em frente à sua casa para vivenciar o cotidiano da cidade. Dali, reunia os netos e familiares para acompanhar os desfiles comemorativos, conversava com amigos e relembrava contos e causos da história do município e também espalhava afetos pelas pessoas que por ali passavam.
Antônia Real é fonte de inspiração e força com sua história de vida, uma mulher que educou toda família com garra e perseverança para garantir que todos seus familiares tivessem sucesso na vida e contribuísse com o desenvolvimento de José Bonifácio, a amada cidade amizade.     
Sala das Sessões “RICIERI RODANTE”, 19 de abril de 2022.