Indicação sugere criação do Centro Dia do Idoso (CDI) em José Bonifácio

15 de Agosto de 2023 | Depto. de Comunicação

INDICAÇÃO Nº. 112 / 2023

DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, Vereadora da Câmara Municipal de José Bonifácio, nos termos regimentais, INDICA à Vossa Excelência proceder estudos para buscar junto ao Governo do Estado de São Paulo a criação e implantação do CDI (Centro Dia do Idoso) no município de José Bonifácio.

Senhor Prefeito, O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e as pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados principalmente durante o dia quando seus familiares saem para trabalhar e não tem com quem deixar os idosos. Portanto o Centro Dia tem como objetivo evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento.

O CDI atende e possibilita ao idoso proteção social especial e cuidados pessoais, prevenindo a institucionalização e a segregação, com vistas a promover a sua inclusão social, por meio do fortalecimento das relações familiares. O serviço é destinado à atenção diurna de pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhida, escuta, informação e orientação.

Caracteriza-se por ser um espaço para atender idosos que possuem limitações para realização das atividades de vida diária (AVD) que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.

Público-alvo
Pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS e em situação de pobreza incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não tenham condições de permanecerem sozinhas nos domicílios. Também serão atendidos seus cuidadores e familiares.