Galerias de vereadores e presidentes terão o nome de Vereador José Fachin

Galerias de vereadores e presidentes terão o nome de Vereador José Fachin


06 de Novembro de 2024 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 07/ 2024

 

 

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “VEREADOR JOSÉ FACHIN” ÀS GALERIAS DE VEREADORES E PRESIDENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOSÉ BONIFÁCIO.

 

 

FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, Vereadora da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo e demais Vereadores que este subscrevem, apresentam ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.

 

PROJETO DE LEI

 

           

Art. 1º Fica dada a denominação de “VEREADOR JOSÉ FACHIN” às galerias de vereadores e presidentes da Câmara Municipal de José Bonifácio.

 

Art. 2º Fica o Poder Legislativo autorizado, através dos setores competentes, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

 

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Poder Legislativo, suplementadas se necessário.

Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões, “RICIERI RODANTE”, 29 de outubro de 2024.                                                         

 


PROJETO DE LEI Nº. 07 / 2024

 

 

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “VEREADOR JOSÉ FACHIN” ÀS GALERIAS DE VEREADORES E PRESIDENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOSÉ BONIFÁCIO.

 

 

J U S T I F I C A T I V A

 

 

Nobres Vereadores:-

 

 

José Fachin nasceu no dia 29 de março de 1945.

 

Filho do senhor Ângelo e da senhora Maria, é o oitavo de uma família de 14 irmãos. Seu maior sonho de criança era ser jogador de futebol.

 

Muito simples, estudou até o quarto ano e era muito ligado à família.

 

Trabalhou desde cedo na agricultura. Casou-se com a Dona Dirce em 1966 e tiveram duas filhas, três netos e três bisnetos.

 

Sua trajetória no trabalho rural foi reconhecida e homenageada em 1981 como produtor rural modelo além de ter ficado em primeiro lugar em um concurso estadual de produtividade agrícola.

 

Ingressou vitorioso como vereador em 1987 pela primeira vez, assumindo seu primeiro mandato como vereador em 1988. Em 1992, foi reeleito e no dia 1º de janeiro de 1993, foi o vereador mais votado, tendo a honra de “dar a posse” ao seu irmão Luiz Fachini como prefeito de José Bonifácio.

 

Foi presidente da Câmara nos biênios  1993/1994 e 1997/1998. Em 96, foi eleito vereador pela terceira vez e novamente em 2000, pela quarta vez.

 

E assim, em 2004, 2008 e 2012. Em 2016, pela oitava vez consecutiva, exerceu a vereança até o ano de 2020.

 

José Fachin exerceu a vida pública como vereador por 32 anos ininterruptos.

Um feito reconhecido em todo o Estado, sendo uma personalidade política de nossa cidade.

 

Em um levantamento feito a partir do ano de 2009, apurou-se que durante todo o tempo de vereança, apresentou e participou de mais de 1000 projetos de lei, indicações e requerimentos. Um número certamente muito maior se contarmos sua influência política para os assuntos de interesse da comunidade.

 

A carreira ilibada demonstrou-se por nunca se envolver em escândalos de corrupção, prezando e mantendo sempre a integridade e a honestidade trazida de seu berço.

 

Na história da nossa cidade, as conquistas tiveram a participação do Sr. José Fachin, seja na votação, indicação, busca de recurso ou na resolução de alguma melhoria ou problema. A história do Sr. José Fachin e de José Bonifácio são intrínsecas.

 

Por fim, idealizou um de seus grandes sonhos políticos, o qual lutou com muita força até o final: a construção do anel viário ligando a BR 153 com a SP 425, cujo objetivo foi desafogar o trânsito de caminhões e veículos pesados do centro da cidade.

 

Seu José Fachin com certeza era um desses homens idealizadores, sempre na busca de melhorar a vida das pessoas, do desenvolvimento coletivo, alegre apesar das tristezas, sempre sorrindo, apesar das angústias e pronto a atender ao próximo.

 

E assim, deixou todo esse legado quando partiu no dia 17 de setembro de 2021. Mas, como ele mesmo dizia: “eu tive muitas tristezas, mas a maioria são alegrias. Alegria de poder estar servindo a nossa cidade. Quando o povo vota na gente, é pra gente ser  honesto, andar direito e procurar fazer o melhor pra nossa cidade. Pra mim não tem situação, oposição… eu entrei na política não foi pra me servir e sim pra poder procurar fazer o melhor para as pessoas.”

 

 

Sala das Sessões “RICIERI RODANTE”, 29 de outubro de 2024.